.
.
No próximo dia 13 de outubro, inaugura a exposição coletiva Fantasma Gaiata. A Coleção da CGD, com participação do artista João Gabriel, e curadoria de Bruno Marchand, na Culturgest, em Lisboa (PT).
O ano de 2021 assinalou o regresso das aquisições programáticas para a Coleção da Caixa Geral de Depósitos – um dos acervos de arte contemporânea portuguesa mais relevantes do país. Desde então, foram incorporadas na Coleção, quer por intermédio de aquisições diretas, quer através do Concurso Caixa para Jovens Artistas, perto de uma centena de obras que vieram reforçar um espólio que contava já com cerca de 1800 peças.
A propósito da celebração do trigésimo aniversário da Culturgest, a instituição abre as suas galerias para que o público possa novamente contactar com este acervo. Para além de revisitar os núcleos que nele se foram estabelecendo ao longo dos últimos quarenta anos, a exposição prestará especial atenção às aquisições mais recentes, procurando revelar os novos diálogos que elas impõem a este legado histórico.
_
Fotografia: © Vera Marmelo. Michael Biberstein, "Very large attractor", 1991, Acrílico sobre tela de linho, 330 x 195 cm.