.
.
"forms of the surrounding futures" [formas dos futuros circundantes] marcam a 12ª edição da Göteborg International Biennial for Contemporary Art, GIBCA. A bienal, com curadoria de João Laia e a participação da artista Joana da Conceição, decorre entre 16 de setembro e 19 de novembro de 2023, em Gotemburgo, na Suécia.
Vivemos um período de mudança abrupta recentemente definido como permacrise. No pensamento ocidental, tais momentos têm sido regularmente correlacionados com a incapacidade de imaginar múltiplas configurações para o amanhã. No entanto, esta não é a única possibilidade.
"forms of the surrounding futures" adoptam o queer como perspetiva alargada para desafiar as narrativas dominantes, substituindo-as por um amplo repensar e refazer de corpos, espaços e tempos. Ao abraçar diferentes entidades numa afinidade não-conformista, questionam as características construídas do presente e promovem a emergência de vários futuros.
"forms of the surrounding futures" propõem formas cognitivas, emocionais e sensuais de envolvimento, materializando momentos comuns de alteridade e estranheza. Projectando um conjunto de posições polifónicas e multissensoriais, celebram e potenciam a nossa capacidade colectiva de imaginar e ensaiar mundos futuros.